As diferentes formas de se comunicar

10 de outubro de 2023

Os meios de comunicação foram criados com o objetivo de possibilitar a interação entre pessoas. As primeiras formas de comunicação aconteceram através de sinais, sons e gestos. A escrita surgiu em cavernas, onde os registros foram por meio de pinturas rupestres na África em 15.000 a.C.

 

Atualmente, contamos com diferentes meios, como telefone, carta, televisão, jornal, internet, entre outros. Com o avanço tecnológico e a transformação digital, uma série de formas de se comunicar surgiu. Através do telefone com sinal de internet, por exemplo, podemos nos comunicar com mensagens instantâneas e fazer chamadas de voz e de vídeo.

 

Mas você pode estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com o marketing digital? A informação está em diferentes canais e isso proporciona linguagens e maneiras diferentes de se comunicar com o consumidor. É muito mais do que apenas informar. Os meios de comunicação são ferramentas fundamentais para que as empresas possam divulgar seus serviços, produtos e diferenciais.

 

Com o advento da tecnologia, não há mais limitação geográfica para uma empresa vender seus produtos. Com a criação de novos meios de comunicação, sua oferta pode atingir novos públicos de potenciais compradores e isso permitiu que empresas e profissionais pudessem fortalecer suas marcas e alcançar novos perfis de público.

 

O marketing pode estar em todos os meios de comunicação (televisão, rádio, jornal, redes sociais, sites e blogs), sempre com estratégias específicas e desenvolvidas para atingir o público da melhor forma. Para isso, é necessário elaborar ações para cada tipo de canal e saber onde o seu público está e quer consumir conteúdo e, assim, entregar essas informações nos canais onde sua audiência está.

 

Pensando nesse cenário, há alguns canais que apresentam uma boa performance:

Redes Sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, estão em alta, mas, antes de começar a criar conteúdo, é essencial ter um planejamento e criar uma estratégia. Por isso, é fundamental conhecer bem o perfil do seu cliente e em quais canais ele consome conteúdo;

E-mail marketing: é um ótimo canal direto com seus clientes ou uma base de contatos que pode ser usada para estreitar o relacionamento com clientes e prospects e gerar vendas;

Websites e blogs: o site é a nossa casa própria na internet. É um investimento próprio que permite ao seu negócio um retorno integrado a ferramentas de busca (Google) e pode ficar para sempre visível, salvo a exceção de que você queira tirar do ar.

Para sobreviver à era digital, é preciso ter clareza sobre onde você está e aonde quer chegar. Somente a partir disso você poderá gerar os melhores conteúdos para os diversos canais de comunicação e traçar as melhores estratégias que trarão resultados positivos para o seu negócio.

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