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As transformações digitais na área da saúde
10 de outubro de 2023
O marketing digital não é apenas uma tendência, mas também a revolução que está transformando a maneira como as marcas se conectam com o público. E não é diferente na área médica, especialmente no cenário pós-pandemia da Covid-19, em que a evolução das necessidades e preferências dos pacientes, bem como as mudanças nas abordagens de cuidados de saúde, são uma realidade.
A comunicação no meio clínico pós-pandemia passou a ser mais empática e transparente, enfatizando a saúde preventiva, a telemedicina, a personalização e a experiência do paciente, não apenas no digital, mas no próprio consultório.A expectativa foi alterada, assim como a demanda por informações na internet e o aumento da concorrência.
Enquanto muitos princípios fundamentais do marketing permanecem relevantes, novas tendências e considerações surgiram, moldando a maneira como os profissionais da saúde abordam as suas estratégias. Na internet, essa área em específico deve focar na educação e no fornecimento de valor genuíno aos pacientes. A confiança e a credibilidade sempre serão as bases sobre as quais os médicos podem construir relacionamentos autênticos e duradouros em um mundo cada vez mais digital.
Mas para estar nas mídias sociais também é preciso estar ciente das normativas e diretrizes que regem a publicidade na área da saúde, evitando práticas enganosas ou antiéticas. Ao mesmo tempo, o marketing digital precisa desenvolver estratégias criativas que destaquem a expertise médica, os serviços oferecidos e o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida do paciente.
Por envolver questões éticas e de regulamentações específicas, a comunicação para médicos difere de outras formas do marketing. Assim como uma prescrição, a informação ao público também precisa ser individualizada, com análise e desenvolvimento estratégico focado no posicionamento e branding do profissional.
No dia 13 de setembro, após um processo que durou mais de três anos, o plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou as regras para a divulgação, publicidade e exposição nas mais diversas mídias. As novidades, que passam a vigorar em 180 dias, se referem aos procedimentos e serviços médicos, especialmente nas redes sociais. São diretrizes mais abertas à exposição de informação, mas com uma regulamentação responsável, segundo a diretoria do CFM.
O trabalho do profissional de marketing precisa ser idôneo. Sem estar por dentro das normativas, das tendências e das estratégias focadas no meio médico, não é possível entregar um resultado de sucesso no posicionamento de marca, na presença digital e no fortalecimento da autoridade de cada profissional.
Monise Teles é fundadora da Teodô Marketing e profissional de marketing especializada em saúde.